Bons Recursos com layers Cria GIFs animados Ótima relação custo/benefício Trabalha com CMYK Histórico de Undos não é tão bom quanto o do Photoshop
Este software começou sua carreira na forma de shareware, e foi assim que conquistou uma legião de fãs. Cada nova versão trouxe avanços, mas nada se compara a este último lançamento.
A melhor mudança na versão 7 é a possibilidade de se trabalhar com layers. Junto com a ferramenta de clonagem e as máscaras, esse recurso está entre os dispositivos mais usados pelos profissionais da área de retoques de fotografias. Para garantir resultados ainda mais profissionais, o software da Jasc permite que você controle a opacidade de cada layer, e até mesmo determine o quanto as cores utilizadas em diferentes camadas irão se misturar.
Assim como na nova versão de Photoshop, você conta com um histórico de Undos, ou seja, uma janela que exibe as alterações feitas até então, de modo que você possa voltar atrás a qualquer momento. No momento, essa ferramenta não é tão eficiente quanto a do software da Adobe, pois não é possível determinar com precisão a qual ponto você deseja retornar, e nem voltar para onde você estava caso se engane nesse processo.
Outra novidade de Paint Shop Pro é o chamado Picture Tube, que serve para espalhar pequenas imagens pré determinadas pela tela, no estilo do spray de imagens do Painter. Já a Animation Shop serve para que você crie GIFs animados. Apesar de não ser muito sofisticada, essa ferramenta permite que você faça bons enfeites para home-pages.
O maior defeito de Paint Shop Pro é que ele não trabalha bem com arquivos grandes. Sua máquina ficará muito lenta, e cada mudança levará muito tempo para ser efetuada. Esse problema impede Paint Shop Pro de ser considerado um software profissional. Se você trabalha nessa área, fique com o Photoshop. Mas, se você não precisa de toda a potência do software da Adobe, pode apostar em Paint Shop Pro. Por US$ 100, você estará levando excelentes recursos de edição.