Windows para experts
Acompanhe uma seleção de dicas para personalizar o Windows usando avançadas configurações do Registro.

Ter um sistema operacional bem configurado é um requisito básico para facilitar seu trabalho e ajudar nas tarefas do dia-a-dia. Aqui você vai conferir uma série de dicas avançadas para usar melhor o Windows, inclusive com recursos que não estão disponíveis nas configurações normais deste sistema operacional.
Muitas das dicas que você verá a seguir são feitas através dos Registros do Windows, ou seja, você estará trabalhando em uma área que não está ao alcance de usuários com pouca experiência. Sendo assim, mesmo que este não seja o seu caso, é melhor prevenir do que remediar. Faça um backup do registro do Windows e mãos à obra. Você verá que fica bem mais fácil trabalhar em um Windows personalizado.

Backup dos Registros

O registro do Windows é o local onde ficam armazenadas todas as configurações dos sistema. Desta forma, a primeira providência a ser tomada é efetuar um backup destes arquivos antes de fazer qualquer alteração.
Para isso, você precisará fazer uma cópia de segurança dos arquivos suystem.dat e user.dat. Veja como fazê-la:

  1. Uma vez dentro do Windows, reinicie o computador;
  2. Enquanto o Windows estiver reiniciando, pressione a tecla F8 para abrir o menu de opções de inicialização;
  3. Escolha Somente Prompt do Modo de Segurança. Uma tela DOS é iniciada, sem carregar o Registro;
  4. Vá para o diretório Windows, cd \Windows, e use o comando attrib para modificar os atributos dos arquivos system.dat e user.dat: attrib -s -h -r *.dat;
  5. Copie os arquivos system.dat e user.dat para uma outra pasta qualquer do computador;
  6. Restaure os atributos dos arquivos .dat, com o comando: attrib +s +h +r *.dat.

Reinicie o computador novamente e sua cópia de segurança dos registros já estará criada. Se futuramente você precisar restaurar o registro, repita os procedimentos de 1 a 3 e copie os arquivos guardados para a pasta c:\Windows.

Caminho da instalação do Windows

Quando o Windows é instalado, o caminho que foi utilizado na instalação fica armazenado no sistema e aparece cada vez que você for instalar um novo dispositivo. Para se resolver isso, basta atualizar os caminhos dos arquivos de instalação do Windows:

  1. Abra o regedit e vá até a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Setup;
  2. Na caixa da direita, localize a entrada SourcePath e altere o valor para o caminho onde estão os arquivos de instalação do Win98 (como, d:\Win98);
  3. Feche o regedit para que as mudanças tenham efeito.

Desta forma, o caminho estará atualizado quando você precisar instalar novos dispositivos.

Livre-se dos kits de acesso

Alguns kits de acesso à Internet insistem em personalizar seu computador sem a sua autorização.
Dessa forma, não é permitido que você escolha a página inicial do navegador Internet e diversas outras configurações. Confira as dicas para restaurar seu Windows.

  1. Abra o regedit e localize a chave HKEY_USERS\.Default\Software\Policies\Microsoft\Internet Explorer\Control Panel;
  2. Localize a chave Home Page e altere seu valor de 1 para 0. Assim você restaura as propriedades da Página Inicial do Internet Explorer.

Ainda no regedit, aproveite para desabilitar o logotipo que alguns provedores colocam no IE:

  1. Localize a chave HKEY_USERS\.Default\Software\Microsoft\Internet Explorer\Toolbar;
  2. Remova os valores dos campos BrandBitmap, SmBrandBitmap, BackBitmap.

Para finalizar, remova o papel de parede que insiste em ficar na área de trabalho.

  1. Localize a chave HKEY_USERS\.Default\Control Panel\Desktop;
  2. Altere o valor do campo Wallpaper para vazio.

Com isso, você estará livre das configurações que são colocadas pelos provedores de acesso.

Velocidade do Menu Iniciar

Quando você clica sobre o botão Iniciar, a velocidade normal da abertura de cada item é de 400 ms. Porém, é possível abrir esta opção mais rapidamente. Veja como fazer isso:

  1. Abra o regedit e localize a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop;
  2. No menu, clique em Editar > Novo > Valor da seqüência;
  3. Crie um novo valor com o nome MenuShowDelay, obedecendo as letras maiúsculas e minúsculas. No campo dados do valor, entre com o valor numérico 0;
  4. Reinicie seu computador para que as alterações tenham efeito.

Desta forma, cada vez que você clicar no botão Iniciar, os submenus estarão otimizados para abrir o mais rápido possível.

Elimine a opção de Logoff

Por dentro do Registro

O Registro do Windows 95 e 98 se baseia em seis subpastas ou chaves. Nelas, ficam armazenadas as informações do sistema, incluindo configurações dos periféricos e dados referentes aos programas instalados. A seguir, veja a função de cada uma das seis chaves:

HKEY_CLASSES_ROOT: contém extensões e tipos de arquivo. Também inclui a seção Class ID (CLSID), que armazena os números em hexadecimal que identificam objetos de interface, como Meu Computador e Lixeira. Os dados armazenados nesta pasta aplicam-se a todos os usuários do sistema.

HKEY_CURRENT_USER: neste local ficam armazenadas as configurações do usuário que está utilizando o Windows no momento, inclusive com as opções do Painel de controle e as unidades de mapeamento da rede.

HKEY_LOCAL_MACHINE: contém as informações sobre o hardware e as configurações de software dos aplicativos. As informações contidas se aplicam a todos os usuários.

HKEY_USERS: as informações contidas nesta chave são específicas para cada usuário do sistema. Isto inclui as configurações genéricas, que se aplicam a todos os usuários, e as configurações específicas de um usuário (por exemplo, a configuração da área de trabalho).

HKEY_CURRENT_CONFIG: contém dados de configurações de sobre o hardware, como o monitor e impressora.

HKEY_DYN_DATA: trata-se de um link para a HKEY_LOCAL_MACHINE, que contém informações sobre a situação de componentes dinâmicos, como o desempenho do sistema e dispositivos Plug-and-paly que se aplicam a todos os usuários.