Índice Geral
Windows 3.x Windows 95 Windows 98 Windows Me
Windows NT Windows 2000 Windows XP  
       
Dica do Leitor Dica da Redação    

Windows 3.x Voltar para Índice Geral

Windows Me Voltar para Índice Geral

Windows NT Voltar para Índice Geral

Windows XP Voltar para Índice Geral

Gravar imagens da Internet

Uso o Internet Explorer para navegar pela Rede. Gostaria de saber como posso gravar as imagens da rede para depois usar em outros programas.

Para gravar qualquer imagem ou ilustração visualizada na Internet, através do Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, e, no menu que aparece, selecione a opção "Salvar figura como...". A seguir, escolha o diretório onde deseja gravar e pronto. O único detalhe é que a maioria da imagens existentes na Internet é no formato GIF e JPG.
Se você já tem o Windows 98, não terá problemas em usar os arquivos no Paint, por exemplo. Já no Windows 95 você precisará converter as imagens para o formato BMP. Para isso, é possível utilizar o programa PicaView, que você encontra no endereço http://www.acdsystems.com/.

Ruído do modem

Toda vez que utilizo o modem do meu PC, ele emite ruídos altos enquanto está discando. Durante o dia tudo bem, mas à noite, quando todo mundo em casa está dormindo, é meio incômodo. Existe alguma forma de retirar o som ou diminuí-lo?

Esse deve ser o problema da maioria dos Internautas noturnos. Seguindo as instruções abaixo, você poderá regular o volume do ruído ou até mesmo eliminá-lo. Acompanhe:

  1. No menu iniciar, vá em Configurações e selecione Painel de Controle. Procure pelo ícone Modems e dê dois cliques sobre ele.
  2. Na janela que surgir, clique sobre o nome do seu Modem na lista e, a seguir, vá até o botão Propriedades.
  3. No campo "Volume do alto-falante", regule a intensidade do ruído. Se desejar que não saia nenhum som, deixe o cursor em Baixa. Vá dando OK para finalizar. Em alguns modems mais antigos este procedimento não funciona.

Cabeçalho e rodapé no Word

Existe alguma forma de inserir um cabeçalho ou rodapé comum em todas as páginas de um texto no Word?

O procedimento para isso é simples. Faça assim:

  1. Entre no Word e abra o arquivo com o texto. Vá ao menu Exibir e selecione a opção "Cabeçalho e Rodapé".
  2. Na tela surgirá o texto com uma cor clara e uma área selecionada. Basta digitar o texto correspondente em cada uma das áreas marcadas e, ele será inserido em todas as páginas.
  3. No final, clique em Fechar. Quando for realizada a Impressão tanto o cabeçalho quanto o rodapé serão impressos em cada página.

Prompt do MS-DOS inacessível pelo Windows

Eu não consigo acessar o prompt do MS-DOS a partir do menu Iniciar. Sempre recebo a mesma mensagem: "Este programa executou uma operação ilegal e será fechado. O programa encontrou uma exceção de página. Falha 0028:C1701684. Componente falho WD40VX(01)+0000684". Eu ainda entrar no modo DOS desligando o micro para reiniciar na linha de comando DOS, algo que nunca mais consegui fazer dentro do Windows.

O problema é que você tem o IMSI WinDelete 97 instalado, e ele está causando um conflito com os programas baseados em modo DOS rodando dentro do Windows.
Nós sabemos que a causa disso é o WinDelete graças ao código exibido quando acontece um travamento - WD40.VXD, que é um driver de dispositivo virtual para o Windows instalado pelo WinDelete Agent. Esta parte do seu programa fica na barra de tarefas, de prontidão, checando a instalação de novos aplicativos para que possa ter como removê-los caso você precise usar essa função.
Nós conferimos o suporte da página da IMSI, e ela divulgou o seguinte: "Os desenvolvedores estão tentando uma nova versão no momento que deve resolver este bug.
Esta nova versão, ou um patch, deve estar disponível em algumas semanas". Infelizmente, isso parece ter sido esquecido, porque a versão 5 do WinDelete já foi lançada.
Nós checamos o site da IMSI para encontrar um upgrade para a versão 97, mas não há nada disponível. A resposta da IMSI a esse bug é simplesmente desabilitar o WinDelete Agent quando você precisar rodar um aplicativo no modo MS-DOS - longe de ser o ideal, mas funciona. Dê um clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione fechar no menu pop-up. Se você quiser acioná-lo novamente, basta ligá-lo a partir da área do WinDelete no menu Iniciar.

Quake via Internet

Tenho tentado jogar Quake através da Internet, mas estou tendo alguns problemas. O personagem que eu controlo está demorando para responder aos comandos do teclado, como por exemplo atirar, andar e pular. Apenas o movimento de se virar para os lados está funcionando nstantaneamente. Meu modem é de 14 KBps. Será que é por isso que o jogo está lento?

Cada vez que você manda um comando novo para seu jogador ele é transmitido pelo seu modem até chegar no servidor, onde o jogo está sendo executado de fato. Como seu modem é bastante lento, essa transmissão demora um pouco mais, pois cada ação determinada por você gera um novo gráfico que está se formando e será transmitido ao seu computador via linha telefônica e modem. Em primeiro lugar, tente aumentar a velocidade do jogo diminuindo a resolução do vídeo. Para jogar pela rede, o aconselhável seria você ter uma resolução de 256 cores e 640 x 480 pixels. Com essa configuração, os gráficos se formam um pouco mais rapidamente, dando maior velocidade ao jogo.
De qualquer forma, aconselhamos que você troque seu modem, de preferência para um 36,6. Ele ajudará você a ter uma performance superior na Internet, inclusive ao jogar Quake e outros títulos do gênero.

VESA 2.0

Estava tentando executar um jogo e recebi a mensagem de que ele precisa de algo chamado VESA 2.0. O que é isso e onde posso encontrá-lo?

Vesa 2.0 é um padrão SVGA no modo DOS, ou seja, que admite uma resolução superior a 640 x 480. Ele requer a instalação do driver de placa de vídeo que funcione em DOS. Antes, porém, verifique no manual de instruções da sua placa de vídeo se esse recurso é suportado pelo seu hardware.
A maioria dos jogos para DOS utiliza esse recurso. Outra opção é utilizar o SciTech Display Doctor (http://www.scitechsoft.com/), que cria um driver VRSA para seu sistema.

Placa 3D Stand Alone

Estou pensando em comprar uma placa aceleradora 3D, mas um modelo que substitua a minha placa de vídeo atual. Qual vocês me recomendam?

A Stingray 128 2D/3D é uma excelente placa de vídeo, e trabalha simultaneamente com vídeos 2D e 3D. Equipada com o chip Voodoo Rush, ela possui 6 MB de memória (4 MB para display VGA e 2 MB para texturas) e é uma das mais rápidas do gênero. Uma outra boa opção é a Diamond 3000 3D (4 MB e chip S3 VX), que é muito eficiente na maioria das configurações e aplicações 2D/3D, e que pode ser encontrada facilmente no Brasil.

Upgrade de BIOS

Se eu instalar um Overdrive Pentium 166 MMX no meu Pentium 100, como faço o upgrade da BIOS? Há algum site que forneça o upgrade?

Não é possível atualizar a maioria das BIOS, pois trata-se de uma memória EEPROM (Electrically Eraseable Programmable Read Only Memory), que não pode ser alterada via software. Entretanto, há modelos de BIOS que suportam Flash, ou seja, atualização via software. No entanto, somente consultando o manual da sua placa-mãe ou, em último caso, o fabricante, via Internet, para ter certeza. Mas, na maioria dos casos, adicionar um Overdrive não requer atualização de BIOS.

Configuração de Vídeo

Gostaria de saber por que não consigo configurar meu computador com mais de 256 cores. Eu tento mexer na configuração mas não tenho esta opção disponível, apenas 256 ou 16 cores. Eu possuo um computador Pentium 133, com uma placa de vídeo Trident Local Bus PCI de 1 MB. Todos os drivers estão presentes e, aparentemente, não há motivo para a falha.

Para obter opções superiores a 256 cores será necessário atualizar o driver da placa de vídeo. Para isso, verifique a marca e o modelo da placa de vídeo através de seus respectivos manuais ou pelo fornecedor. Feito isso, entre no endereço do fabricante na Internet e faça o download do driver correto. Verifique também se a placa suporta efetivamente configurações superiores a 256 cores pois, se ela for muito antiga, pode ser limitada.

Troca de ícones

Troquei o ícone dos arquivos relacionados com um determinado programa por um ícone de um arquivo .icl, que se encontra no diretório System do meu computador. Desde então, abro o programa normalmente mas, quando vou fechá-lo, o ícone dos arquivos volta a ser o do programa original. Como faço para tornar o novo ícone permanente

Para configurar os ícones com extensão .icl, faça o seguinte:

  1. Entre no Windows Explorer;
  2. Clique em "Exibir" e depois em "Opções";
  3. Selecione "Tipos de arquivos";
  4. Em "Tipos de arquivos registrados" procure o arquivo referente a extensão "ICL";
  5. Após isso, clique em "Editar";
  6. Nas "Ações" deixe somente a utilizada, as demais devem ser excluídas;
  7. Dê OK duas vezes e reinicie o computador.

Som no Windows

Estou com um problema na parte de áudio do Windows 95: o som não é reproduzido, e o ícone que normalmente aparece ao lado do relógio, na barra de ferramentas, desapareceu. Acredito que o problema não seja com os cabos, pois no DOS o som funciona perfeitamente. Como posso resolver este problema?

Para tentar resolver o problema, execute os seguintes passos:

  1. Entre no Painel de Controle e depois em Multimídia;
  2. Feito isso, habilite a opção "Mostrar controle de volume na barra de tarefas";
  3. Caso essa opção esteja desabilitada, reinstale o software que acompanha seu kit multimídia ou a placa de som;
  4. Feito isso, habilite a respectiva opção e, em seguida, verifique o volume geral do Windows.

LS 120 como drive A

Instalei o drive LS 120 no meu computador. Desabilitei o drive A no CMOS, e minha placa ASUS TX 97XE reconheceu o drive. No DOS, o LS 120 funciona como letra A, porém no Windows 95 isso não acontece. O Windows reconheceu o drive como disco removível, e o colocou como letra D, transformando meu CD em letra E. Gostaria de saber se existe alguma maneira de determinar o drive LS 120 como letra A também no Windows 95.

Para habilitar o LS 120 como drive A no Windows, é necessário atualizar a BIOS da placa-mãe, ou seja, substituir o chip (EEPROM) por um compatível ou ainda utilizar o recurso Flash, de atualização por software, em BIOS compatíveis. Consulte seu fornecedor para obter essas informações, ou o manual de instruções da placa-mãe.
As BIOS compatíveis com esse drive são:

Upgrade de processador e CD-ROM

Tenho algumas dúvidas relativas ao meu computador:

  1. Possuo um Pentium 166 MHz com 98 MB de RAM. Como utilizo os softwares 3D Studio 4.0 e 3D Studio MAX, estou querendo atualizar meu equipamento. Não sei se devo trocar o processador por um Pentium 233 MHz MMX, um AMD K6, um Pentium II, um Pentium Pro, ou mesmo investir em um Dual Pentium com dois processadores. Qual seria a melhor opção, levando em consideração o custo/benefício?
  2. Meu drive de CD-ROM tem velocidade 4x, e em alguns casos não consigo ler CDs. Testando os mesmos CDs em drives de velocidades superiores, não tive problemas. Resolvi, então, adquirir um drive de 24x, mas estou tendo o mesmo problema, pois localizo os diretórios, mas os subdiretórios aparecem vazios. Tentei rodar os CDs tanto em Windows 3.1 como no Windows 95 (upgrade). Alguns CDs exibem a seguinte mensagem: "Este CD foi formatado utilizando o padrão de formatação JOLIET da Microsoft e só pode ser acessado por formatação deste sistema". O que fazer?

  1. Para executar aplicativos 3D, a melhor opção custo/benefício é fazer um upgrade para o K6 233. Esse processador da AMD, além de ser mais barato, possui em média um desempenho 10% superior ao do processador da Intel de mesmo clock. Ele possui 57 novas instruções (MMX). O cache interno do K6 é de 64 KB (32 + 32) contra os 32 KB (16 + 16) do Pentium MMX, e o chip possui núcleo RISC, que é uma estrutura simplificada e mais veloz.
    Já o chip Cyrix MX 233 supera em pequena margem o K6, mas possui incompatibilidade com muitas placas-mãe e é um pouco mais caro.
    Por outro lado, o Pentium II é o melhor, e possui um desempenho superior a todos os anteriores. No entanto, ele é muito caro, e pode não ser a melhor escolha no momento. De qualquer forma, para rodar aplicativos a diferença deste para os demais processadores é mínima. Também pode valer a pena pensar no processador K6-3D, da AMD, que tem um excelente desempenho, com gráficos 3D a um preço muito competitivo.
  2. Para resolver o problema da leitura do CD-ROM, instale a versão completa do Windows 95 e, em seguida, reinstale o drive do CD-ROM. Provavelmente, algum registro ou configuração referente ao Windows 3.1 não está correta. Se o problema persistir, contate o fornecedor do equipamento.

Índices na Internet

Gostaria de saber quais são os principais índices, sites de busca e pesquisa do Brasil, e também alguns da América Latina.

No Brasil, podemos citar os seguintes endereços de busca e pesquisa:

E aqui estão alguns endereços no exterior:

Acessando partições

Instalei em meu computador o Windows 98 e o Mandrake 7.02. Gostaria de saber como faço para acessar as partições EXT2 e FAT32 em ambos os sistemas operacionais, ou seja, quero ter acesso aos arquivos do Linux no Windows e aos arquivos do Windows no Linux.

Primeiramente você verá como acessar as partições do Windows (FAT16 ou FAT32) no Mandrake. Basta seguir esse passo-a-passo:

  1. Entre no diretório /mnt e crie uma pasta de nome win. É neste local em que a partição será montada. Veja como fazer isso:
    /mkdir /mnt/win
  2. Para montar a partição do Windows, utilize o comando (lembre-se de trocar /dev/hda1 pela partição em que seu Windows está instalado):
    mount -t vfat /dev/hda1 /mnt/win

Pronto, sua partição FAT já está disponível. Para acessá-la basta entrar no diretório /mnt/win e você verá todos os arquivos do Windows. O único problema é que este processo é desfeito quando você reinicia seu computador. Para evitar que isto aconteça, adicione a linha de montagem no arquivo inittab, localizado no diretório /etc.
Já para visualizar os arquivos do Linux no Windows, você precisará usar um programa a parte. Um destes softwares e o LTOOLS que você encontra para download no seguinte endereço: http://www.it.fht-esslingen.de/~zimmerma/software/index_uk.html. Após baixar e descompactar o programa no Windows (ele vem no formato ZIP), execute o setup.exe e o software será instalado.
No menu Iniciar você encontrará um atalho chamado LTOOLSgui. É ele que permite que você acesse a partição Linux.
Porém, este software exige que você tenha o JDK (Java Development Kit - http://java.sun.com/) em seu sistema.

Upgrade em notebook

Possuo um Notebook Acer 950C com CD-ROM Panasonic KXL-D740 de velocidade 4x. Gostaria de saber se é possível realizar upgrade neste equipamento.

A maioria dos notebooks apresentam arquitetura fechada, o que significa que você depende do fabricante para fazer qualquer tipo de upgrade. Além disso, geralmente você não pode grandes atualizações, sendo possível apenas adicionar mais memória ou periféricos compatíveis com o padrão PCMCIA (como cartões de modem, por exemplo).
Desta forma, nossa sugestão é que você instale um sistema operacional um pouco mais "leve" neste computador, como por exemplo o Peanut Linux - http://www.ibiblio.org/peanut/.Assim esta máquina poderá ser utilizada normalmente, sem que você tenha problemas de desempenho.

Imagens transparentes em Delphi 4

Uso o Delphi 4 e estou fazendo um jogo para crianças. Gostaria de saber como faço para desenhar um personagem sobre um fundo sem que apareça um retângulo em volta.

Para fazer isso, carregue sua imagem em um TBitmap com a propriedade Transparent ligada. Depois, é só desenhá-lo na imagem usando o método Draw. Acompanhe:

var
    Prs : TBipmap;
begin
    Prs : TBitmap.Create;
    Prs.LoadFromFile('Prs.bmp');
    Prs.Transparent := Tru
Image1.Canvas.Draw(100,150,Prs);
end;

Lembre-se que o método Draw exige as coordenadas X e Y do local onde a imagem será desenhada. Além disso, para que a transparência funcione o personagem deve estar sobre um fundo de uma única cor, pois esta cor se tornará transparente.
Outra dica é manter os contornos do personagem sem anti-aliasing, mesmo que eles fiquem um pouco serrilhados. Uma vez que o anti-aliasing suaviza os contornos, isso pode deixar seu personagem com uma linha da cor do retângulo em torno dele quando você adicionar o fundo.

Desligar do Windows

Já vi alguns computadores que são "realmente" desligados após o comando para desligar o computador do Windows. Como isso ocorre? Posso fazer isso em meu micro?

Os computadores que desligam desta forma possuem um a fonte de alimentação especial com uma função "standby". O funcionamento é praticamente o mesmo usado pelos aparelhos de TV, já que o computador é capaz de desligar ou ligar apenas com um comando enviado via software.
Para adicionar esta função a seu micro você precisará basicamente de duas coisas: uma nova placa-mãe e um gabinete com fonte de padrão ATX. A placa-mãe custa cerca de R$ 200,00 e o gabinete com fonte ATX aproximadamente R$ 80,00. É este padrão que permite que os computadores sejam desligados desta forma. Após efetuar a troca destes equipamentos, é altamente recomendável reinstalar o sistema operacional.

Windows 95 Voltar para Índice Geral

Memória convencional no Windows 95

Tentei instalar o jogo simulador de corrida GranPrix I em meu computador Pentium de 166 MHz e 32 MB de RAM, mas infelizmente não obtive êxito. Meu computador informou que a memória convencional que tenho disponível é de, no máximo, 565 KB, e este simulador requer em torno de 600 KB. Se fosse no DOS antigo, seria possível fazer o memmaker ou anular algumas linhas do config/autoexec, mas no Windows 95 isso é impossível (pelo menos para mim, que tenho pouca prática neste assunto).
Sendo assim, peço auxílio de vocês para resolver este pequeno problema: como faço para liberar mais memória convencional no Windows 95?
Antônio Rodrigues, via e-mail

Para aumentar a quantidade de memória convencional em seu computador utilizando o modo DOS, a partir do Windows 95, faça o seguinte:

Abra o CONFIG.SYS através do Edit ou NotPad, e coloque as seguintes linhas:
DEVICE=C:\WINDOWS\HYMEM.SYS
DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.SYS RAM
DOS=HIGH,UMB

Lembre-se de que, caso o diretório do Windows não seja "C:\WINDOWS", o comando deve ser alterado. Nas demais linhas, o comando DEVICE deverá ser substituído por DEVICEHIGH, exceto nas duas que foram adicionadas. Em seguida, basta abrir o AUTOEXEC.BAT  e inserir LH (LowHigh) no início de cada comando padrão. Assim, esses programas serão carregados para a memória superior, liberando a memória convencional.

DMA

Para que serve a opção "DMA", localizada nas propriedades do hard disk e do drive de CD-ROM, na opção Sistema/Gerenciador de dispositivos? Acredito que essa opção só exista no OSR2.
Daniel Santos, via e-mail

A opção DMA - Direct Memory Access (Acesso Direto à Memória) é utilizada para aumentar a velocidade de transferência de dados entre um disco rígido, ou um drive de CD-ROM, com o computador. Esta opção realmente só está disponível no Windows a partir da versão OSR2, e pode ser encontrada também no Win98. Geralmente ela é configurada automaticamente pelo Windows quando um periférico com o sistema é capaz de utilizá-la.

StarCraft espião

Ouvi dizer que há um dispositivo no jogo StarCraft que permite aos produtores do software terem acesso ao hard disk de quem estiver conectado à Internet, jogando uma partida on-line. Eles seriam capazes até mesmo de fazer cópias de arquivos contidos no hard disk. Isso é verdade?
Christian Lamberto, via e-mail

Não é verdade. O que aconteceu é que a Blizzard (produtora do StarCraft) desenvolveu um dispositivo para descobrir o e-mail das pessoas que não conseguiam se conectar ao servidor de jogos on-line. Isso era feito para que eles pudessem comparar o e-mail com os dados fornecidos por usuários registrados, para garantir que não estivessem ajudando algum usuário de cópias piratas. No entanto, esse procedimento foi abandonado antes mesmo do lançamento internacional do jogo, pois era considerado invasão de privacidade em alguns estados americanos. Portanto, você não tem com o que se preocupar.

Upgrade

Quero fazer um upgrade em meu computador. O processador Celeron, da Intel, é recomendado ou é muito pior do que o Pentium II? E quanto à versão de 266 MHz da AMD, é tão boa quanto o Pentium II 266?
Bernardo Antunes, via e-mail

A comparação entre o Celeron e o Pentium II é simples: o primeiro é mais ou menos um terço mais lento do que o Pentium II, utilizando a mesma freqüência de clock. Por outro lado, trata-se de um processador que custa a metade do Pentium II. No entanto, se você quer potência e está precisando economizar, a melhor escolha é o AMD K6 266 MHz. Ele é fácil de ser instalado em placas-mãe de arquitetura tipo Socket 7 e é

Montando redes com cabos crossover

Estou tentando conectar dois computadores em rede, conforme foi explicado na edição 42 da Revista PC Master. No entanto, estou com dificuldades para encontrar um cabo do tipo crossover. Existe alguma alternativa no mercado ou eu mesmo terei de montar o meu? Neste último caso, como devo proceder?
Ademir Moreira, via Internet

Já que você não está encontrando o cabo pronto, a melhor solução é você montar seu próprio. Para isso você precisará de dois conectores RJ45, um cabo de rede do tipo par trançado e um alicate próprio para fixar conectores de redes. Todos estes equipamentos podem ser encontrados em lojas de informática ou de eletrônica.
Uma vez que você esteja com todo o material necessário, o próximo passo é iniciar a montagem do cabo. Tudo o que você tem a fazer é ligar os fios ao conector obedecendo uma ordem, sempre usando como referência o pino 1 (veja detalhes na imagem abaixo).

Para montar um cabo tipo crossover você precisa identificar o Pino 1, como mostra essa imagem.

Confira qual é a seqüência:

Pino 1 para Pino 3
Pino 2 para Pino 6
Pino 3 para Pino 1
Pino 6 para Pino 2

Após ligar esses pinos o cabo estará pronto para ser utilizado.

Erro de registro

Sempre que inicio meu computador aparece uma mensagem dizendo que o Windows detectou um erro de registro e pede que a máquina seja reiniciada. Existe alguma forma de resolver este problema?
Sérgio T. da Costa, via Internet

Primeiramente certifique-se de que não há vírus no computador. Se necessário, acesse o sistema com um disco de boot e passe um antivírus de sua preferência.
Caso o defeito persista, você precisará restaurar o backup do registro - que é criado automaticamente pelo Windows. Siga este procedimento:

CD \WINDOWS
ATTRIB *.DAT -R -S -A -H
COPY USER.DA0 USER.DAT
COPY SYSTEM.DA0 SYSTEM.DAT

Após fazer a restauração, reinicie seu computador e verifique se o problema foi resolvido.

Inicialização do Windows

Toda vez que entro no Windows alguns programas são carregados automaticamente. Qual procedimento devo adotar para desabilitar este recurso, ou seja, para fazer com que nada carregado durante o boot do sistema operacional?
Carlos Tavares, via Internet

O primeiro passo é remover todos os programas do grupo Iniciar do menu. Para fazer isso, abra o Windows Explorer, entre no diretório Windows, depois em Menu Iniciar e em Programas. Agora selecione os ícones desejados e pressione a tecla Del para apagá-los. É importante lembrar que fazendo isso você não estará apagando o programa. Isto fará apenas com que ele não seja mais carregado automaticamente.
Após ter modificado o grupo Iniciar, o próximo passo é editar o arquivo WIN.INI. Escolha Iniciar, Executar e digite WIN.INI. Quando o arquivo aparecer, procure por linhas que comecem por Load= e Run= e apague o que existir depois destes comandos.
Além disso, alguns programas adicionam esta execução automática através do registro. Para removê-los basta você editar o registro, executando o arquivo REGEDIT.EXE, e entrar na chave KEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run. Agora é só apagar a linha correspondente ao programa e ele não será mais iniciado juntamente com o Windows.

Recuperação do LILO

Utilizo o Linux e o Windows no mesmo computador. Porém, terei de reinstalar o Windows em breve e sei que ele reescreve o MBR do HD. Existe alguma forma de impedir que isso aconteça?
Sillas Albuquerque, via Internet

A melhor forma de resolver o seu problema é recuperando o LILO logo após a instalação do Windows. Mas para que isto seja possível é preciso que antes você crie um disco de inicialização do Linux. Para fazer isso, insira um disquete na unidade e utilize o seguinte comando:

# lilo -b /dev/fd0

Agora instale o Windows normalmente. Quando o terminal aparecer, verifique se tudo está funcionando corretamente e dê um boot com o disquete que você criou. O LILO será carregado. Pronto, agora é só digitar o comando LILO na linha de comando para restaurar o gerenciador de boot do seu computador.

Associação de arquivos

Quando instalei o CorelDraw, todas as imagens de extensão .JPG passaram a ser abertas com o programa Corel PhotoPaint. Entretanto, eu gostaria de abri-las com outro programa. Como faço para alterar esta associação?
Fábio Gimenes Bueno, via Internet

Para resolver este problema basta seguir este passo-a-passo:

  1. Dê um clique duplo em Meu Computador, clique em Exibir e em Opções. Na janela que aparecerá, selecione a guia Tipos de Arquivos.
  2. Selecione a extensão do arquivo que você pretende alterar e clique na caixa Editar. Você verá uma lista de ações possíveis, como abrir (open) e imprimir (print). Escolha a ação open e clique na caixa Editar.
  3. Preencha o campo "Aplicativo usado para executar essa ação" com o caminho completo para abrir o arquivo (por exemplo, C:\ARQUIV~1\ACDSEE32\ACDSEE32.EXE, caso você queira associar os arquivos JPG ao aplicativo ACDSee). Se não der certo, experimente colocar o parâmetro %1 ao final da linha de comando do programa (por exemplo, C:\ARQUIV~1\ACDSEE32\ACDSEE32.EXE %1).

Este procedimento irá resolver o problema dos arquivos com a extensão .JPG. Porém, lembre-se de fazer isso com todos os formatos de arquivos de imagens do seu computador.
Para que esse problema de associação não ocorra novamente, preste sempre muita atenção nas telas que aparecem durante a instalação de programas. A maioria dos softwares pergunta se você realmente quer ativar as associações, o que costuma causar muitos problemas quando você responde um simples "sim".

Windows 98 Voltar para Índice Geral

Apache no Windows

Fiz o download do Apache 1.3.9 para Windows 98, mas não sei como instalar e configurar o meu servidor Web. Quais são os procedimentos corretos para fazer isso?
Nailton E. Leite, via Internet

Uma das vantagens do Apache para Windows é que este servidor Web não requer nenhuma configuração para ser executado. Tudo o que você tem a fazer é entrar no menu Iniciar, Programas, Apache Web Server e escolher a opção Start Apache, que aparecerá após a instalação do programa.
Agora você já pode testar se tudo está funcionando corretamente. Para fazer isso, abra um browser de sua preferência e digite o endereço http://127.0.0.1. Uma mensagem indicando que tudo está OK deverá aparecer na tela.
Se algo der errado, verifique se os arquivos de execução do programa estão localizados na pasta C:\Apache\. Uma vez que este software é uma variante de um servidor Web do UNIX, é comum ocorrerem problemas se ele estiver localizado na pasta C:\Arquivos de Programas. Neste caso, a melhor solução é instalar o Apache novamente, já que será muito complicado mover os arquivos de uma pasta para outra.

Windows 2000 Voltar para Índice Geral

Melhores comandos do modo texto para administração de rede no Windows 2000:

Ping
Verifica as conexões de um ou mais hosts remotos. Geralmente este comando serve para analisar se o protocolo TCP de uma determinada estação está funcionado. No entanto, lembre-se que o ping não verifca qual é a situação da placa de rede.
Para utilizá-lo é simples: basta digitar ping seguido pelo número do endereço IP da estação-alvo. Se não aparecer a mensagem de confirmação em alguns segundos, provavelmente a máquina-destino está fora do ar.
Veja algumas opções de ping:

-n especifica o número de tentativas do ping
-l permite escolher o tamanho do pacote

Por exemplo:

C:\>ping www.europanet.com.br

Pinging www.europanet.com.br [200.246.118.120] with 32 bytes of data:

Reply from 200.246.118.120: bytes=32 time=50ms TTL=252
Reply from 200.246.118.120: bytes=32 time=10ms TTL=252
Reply from 200.246.118.120: bytes=32 time=10ms TTL=252
Reply from 200.246.118.120: bytes=32 time=30ms TTL=252

Ping statistics for 200.246.118.120:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss), Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 10ms, Maximum = 50ms, Average = 25ms

Traceroute
Esta ferramenta exibe o caminho percorido por um pacote até o seu destino. Para utilizar este comando, basta digitar o tracert seguido pelo endereço que será verificado:

C:\>tracert www.europanet.com.br

Tracing route to www.europanet.com.br [200.246.118.120] over a maximum of 30 hops:

1     10 ms    <10 ms     <10 ms     192.168.200.254
2     *        *          *          Request timed out.
3     30 ms    30 ms      50 ms      192.168.2.2
4     10 ms    30 ms      50 ms      europanet.telnet.com.br [200.246.118.120]

Trace complete.

IP Config
Exibe a configuração de rede da sua máquina, incluindo endereço IP, máscara da sub-rede e gateway padrão. Este comando é muito útil se o seu provedor de acesso à Internet atribuiu a você um endereço dinâmico, ou seja, quando você não sabe qual é o IP da sua estação.
Veja agora qual é o comando para mostrar as configurações de todas as interfaces da rede do Windows 2000:

ipconfig /all

Nbtstat
Este comando exibe as estatísticas do protocolo TCP/IP nas conexões NBT. Para quem não sabe, NBT significa NetBIOS sobre TCP/IP.
A utilização desta ferramenta pode ser útil nos problemas de resolução de nomes NetBIOS, já que ela ajuda o administrator a identificar o nome de um computador da rede que esteja utilizando um endereço IP duplicado.
A sintaxe correta para o Netstat é:

nbtstat -a endereço

Se não houver uma resposta indicando que tudo correu bem, significa que a máquina pesquisada está fora do ar ou então que não há suporte a NetBIOS.

PathPing
O pathping é uma mistura de dois comando: o ping e o tracert. Sua função é mostrar o caminho que um determinado pacote percorreu até chegar ao destino e, ao mesmo tempo, exibir o tempo (em milisegundos) de cada conexão. A sintaxe é:

C:>pathping www.europanet.com.br

O resultado deve ser uma tela mais ou menos assim:

Tracing route to www.europanet.com.br [200.246.118.120] over a maximum of 30 hops:

0 edson.europa [192.168.200.39]
1 192.168.200.254
2 ...

Computing statistics for 50 seconds...
Source to Here This Node/Link edson.europa [192.168.200.39]
1 3ms   0/100 = 0%   0/100 = 0% 192.168.200.254 100/100 = 100% |
2 --- 100/100 = 100% 0/100 = 0% edson.europa [0.0.0.0]

Trace complete.

Netstat
O Netstat é um dos comandos mais importantes do modo texto. Através dele você pode detectar quais conexões estão ativas na sua máquina e até mesmo conferir as portas que estão abertas. Sua sintaxe é simples: basta digitar netstat no prompt.
Veja agora quais são os parâmetros para este comando:

-a: exibe todas as conexões e portas.
-e: exibe estatísticas do dispositivo de rede. Esta opção também pode ser combinada com a -s.
-n: exibe endereços e portas em formato numérico.
-p protocolo: mostra as conexões ativas do protocolo especificado. Neste caso, o protocolo pode ser TCP ou UDP.
-s: exibe estatísticas por protocolo.

Nslookup
Este comando converte nomes para endereços IP (e vice-versa). Se você digitar nslookup www.europanet.com.br, por exemplo, o IP referente a este nome será exibido em sua tela.
Veja como o comando funciona:

C:>nslookup 209.73.164.90
DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
Server: ioda.telnet.com.br
Address: 209.246.118.10

Name: altavista.com
Address: 209.73.164.90

Arp
O comando arp (Address Resolution Protocol) é usado para obter endereços físicos de máquinas. Tecnicamente, é necessário para que duas máquinas se comuniquem. Veja como este comando funciona:

-a: exibe toda lista da tabela ARP.
-d <endereço>: remove da lista o endereço específico.

Net send
Apesar de não ser uma ferramenta de gerenciamento de rede, o net send é um comando útil na comunicação entre dois computadores.
Sua função é permitir o envio de mensagens para os usuários conectados na mesma rede local. É o equivalente do Winpopup do Windows 98, porém só roda em modo texto. A sintaxe correta para utilizá-lo é:

net send <máquina> <mensagem>

Por exemplo:

net send comp teste de envio

Neste caso, comp é o nome do computador que receberá a mensagem teste de envio.

Dica do Leitor     Ir para Dica da Redação     Voltar ao Índice Geral

Geralmente para desocupar memória, removemos os itens da pasta Iniciar. Porém, existe um outro lugar que contém programas que são carregados junto com o Windows. Para impedir a inicialização desses aplicativos junto com o Windows, execute o Editor de Registro (C:\Windows\RegEdit.exe) e abra a chave: "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Current Version\Run".
Você verá uma lista com alguns programas que iniciam com o sistema operacional. Remova os que você achar desnecessários (exceto Explorer, SystemTray e TweakUI). Mas atenção: tenha muito cuidado quando mexer no Regedit, pois alguma alteração errada pode comprometer todo o sistema.

Se você não tem técnica de digitação, vive teclando Caps Lock, e demora para perceber, saiba que é possível acionar um alarme para essa função. Vá até o Painel de Controles, entre em Opções de Acessibilidade e habilite a opção Usar Teclas de Alternância. Isso fará com que o Windows emita um som sempre que você tecla Caps Lock.

Se você tem diversos computadores em sua empresa e não quer que os usuários alterem as configurações do sistema, confira estas duas maneiras de restringir o acesso ao Painel de Controle do Windows:

  1. Os arquivos do Painel de Controle estão guardados na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM, sempre com a extensão .CPL (Control Panel Library). O arquivo desktop.cpl por exemplo, é a biblioteca do ícone Propriedades do Vídeo. Se você alterar o nome de qualquer um desses arquivos, eles não aparecerão mais no Painel de Controle.
  2. Uma outra maneira de impedir o acesso ao Painel de Controle é através do RegEdit do Windows. Execute o Editor de Registros e localize a chave HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Polices/Explorer. Vá para o valor NoSetFolders (se ele não existir crie um Novo Valor da Seqüência), dê um duplo clique sobre ele e altere o valor de 0 para 1. Reinicie o computador. Uma vez alterada esta configuração, o Painel de Controle ficará totalmente bloqueado, ao contrário da dica anterior que bloqueia item por item.

Para iniciar em modo MS-DOS quando o computador é ligado pela primeira vez, faça o seguinte:

  1. No Windows 95, entre nas propriedades do arquivo MSDOS.SYS localizado no diretório raiz;
  2. Em suas propriedades, elimine a opção "Somente leitura" e abra o arquivo utilizando algum editor de texto;
  3. Na chave "[Options]", altere o comando "BootGUI=1" para "BootGUI=0" e salve o documento;
  4. Reinicie o computador e verá que apenas o modo MS-DOS será executado. A partir daí, digite "WIN" no prompt para iniciar o Windows.

Esse procedimento é útil, principalmente, para aqueles que jogam via DOS.

Voltar para Dica do Leitor     Dica da Redação      Voltar ao Índice Geral