O PhotoShop

A manipulação de imagem pode resgatar fotos sem brilho ou produzir fantásticas ilustrações. A PC Expert apresenta este mês um paintbrush digital.

uando eles dizem que a câmera nunca mente, estão mentindo. Desde que a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas vêm se esforçando para fazer o mundo parecer melhor do que ele realmente é. Os fotógrafos escolhem lentes e ângulos que fazem suas fotos parecerem bonitas, mais interessantes e quase perfeitas. Os fotógrafos de paisagens gastam dias esperando o sol iluminar as cenas perfeitamente ou utilizam filtros para criar mais vida. O objetivo não é a verdade, mas mentir com talento.
O problema com as mentiras fotográficas é que o gasto e o esforço envolvidos é proporcional ao tamanho da mentira. Para contar uma grande mentira, tal como "Meu outro carro é uma Ferrari, e aqui estou eu dirigindo-o", você precisa de um laboratório fotográfico, muita paciência e, principalmente muita habilidade.
Entretanto, se você manipula suas imagens digitalmente, você pode enganar as pessoas mais facilmente. As ferramentas e as técnicas de retoque que foram a preservação de especialistas nesse assunto estão à sua disposição, permitindo que você transforme suas fotos em montagens surreais ou em verdadeiras obras de arte.
A manipulação de imagens não é apenas uma imensa transformação. É algo como melhorar e ajustar suas fotos. Quer você escaneie impressões convencionais, quer você utilize uma câmera digital, você, freqüentemente, pensará que a imagem na tela não é completamente aquilo que deveria ser.
Poucos minutos de trabalho com um programa de edição de imagens pode restaurar o contraste, a cor, a nitidez além de corrigir defeitos causados pela poeira no filme. Sua foto não parecerá artificial, apenas melhor. Vamos nos concentrar nos fundamentos básicos da manipulação de imagens e explicar o que buscar em um programa de edição de imagens. No próximo mês, na parte final desta série, mostraremos como divulgar as imagens transformadas.

Pintura vs. Desenho

Há dois tipos de programas que trabalho com imagens. Os programas de desenho que permitem-lhe criar linhas e formas que estão armazenadas como vetores - descrição matemática do seus tamanhos, formatos, posição, cor. Devido a tudo isso ser feito com números, a ilustração vetorial pode ser facilmente redimensionada, mas, freqüentemente, parece clínico.
Os programas de pintura e edição de imagens armazenam sua imagens como bitmaps - rede de pontos coloridos. Essa é a única forma sensível para trabalhar com fotos, mas há algumas desvantagens quando você trabalha com o tamanho da imagem. Se você quiser aumentá-la, deve ampliar os pontos ou criar novos pontos intermediários (um processo conhecido por interpolação). Se você quiser reduzir o tamanho da imagem, você perde pontos e detalhes. Uma vantagem de se trabalhar com o formato bitmap é que uma grade de pontos é uma grade de pontos e, enquanto a maioria dos programas tem um formato de arquivo próprio, você não perde muito quando converte sua ilustração para os formatos padrão, como o TIFF e o JPEG. Isso facilita a transferência das suas imagens para outros programas ou a utilização destas na Web. Com os programas de desenho, os formatos de arquivo são diferentes um do outro e é mais difícil transferir seus trabalhos para outro programa. Se você quiser utilizar um desenho na Web, você tem que convertê-lo para bitmap e, então, reduzir o tamanho do arquivo para um GIF.
Nos últimos anos, o limite entre desenho e pintura tornou-se pouco claro. Muitos programas vetoriais permitem que você adicione bitmaps à sua ilustração e alguns amáveis softwares de bitmaps também permitem a criação de formas vetoriais editáveis. Isso é ótimo para o trabalho com texto, pois significa que você pode retornar e realizar alterações. Apesar disso, há, ainda, uma considerável diferença entre um programa de desenho e um editor de imagens e, se você está trabalhando com fotos, precisará definitivamente do último.

Projetos vs. Potência

A outra divisão no mercado de gráficos é a que separa programas para consumidores domésticos daqueles voltados para profissionais. Há uma enorme diferença no preço - o Adobe Photoshop custa dez vezes mais do que o PhotoDeluxe, um programa direcionado aos consumidores domésticos. Esses programas são para iniciantes. Eles oferecem o método passo a passo, ou seja, você pode editar sua fotos e imprimi-las. A maioria orienta o usuário em seus projetos, permitindo, por exemplo, que você crie cartões comemorativos para calendários fotográficos.
Já os pacotes para profissionais são mais flexíveis, mas oferecem menos ajuda. Se você quiser imprimir um cartão, você terá que aprender a fazer o trabalho sozinho. Entretanto, se você estiver preparado para aprender como utilizar as tarefas, você pode fazer de tudo.
O melhor nos programas voltados para o público em geral é que eles são baratos ou, geralmente, gratuitos, quando você compra um scanner ou uma câmera digital. Entretanto, se, em algum momento, você pensar: "É só isso?", a resposta é: "Não". Os programas mais caros oferecem muito mais.

Ajuste total da imagem

Provavelmente, a aplicação mais comum para os programas de edição de imagens é o ajuste de fotos de baixa qualidade, fotos super expostas ou, até mesmo, aquelas fotos sem contrate e sem brilho. Mesmo os programas mais básicos permitem que você regule o contraste e o brilho ou que o botão de ajuste instantâneo tome as decisões por você. O problema com os controles de contraste e brilho é que você melhora algumas áreas da sua imagem ao custo de outras. Os programas profissionais oferecem tarefas mais sofisticadas, das quais as mais úteis são Level e Curves.
O Level ajusta as tonalidades em uma imagem, deixando que você estenda-as. Os pixels mais escuros se tornarão pretos, e os mais brilhantes, brancos. Isso corrige imagens que carecem de contraste. Os ajustes com o Curves são mais complicados, mas permitem que você ilumine ou escureça imagens ou revele detalhes que estavam escondidos, assim como realçá-los (Veja o quadro Realçando para imprimir). Você também pode alterar o equilíbrio das cores da foto, por exemplo, para reduzir os efeitos de luz artificial. Os outros efeitos incluem o Sharpen e o Blur. O Sharp não ajusta as fotos que estejam fora de foco, mas melhora as imagens que foram suavizadas pelo scanning (varredura) ou pelas transformações. Os melhores programas possuem o Unsharp Mask, que concentra-se na nitidez. Os filtros Blurs podem adicionar uma sensação de movimento e detalhes suaves.
A maioria dos programas também proporcionam uma grande variedade de filtros de efeitos especiais (Veja o boxe Efeitos Especiais). Eles são úteis quando você quer uma ilustração mais do que uma fotografia ou quando você está tentando ocultar um objeto ou uma cena. Se você quer uma foto genérica de um carro mais do que a foto do seu Ford Fiesta, tente aplicar um filtro que converta a imagem em um desenho ou pintura.
Depois que você fizer todos os ajustes, você terá que se concentrar nas áreas problemáticas. Agora, você precisa explorar as ferramentas Selection. Fazer seleções precisas é também um passo essencial em todos os tipos de tarefas, desde a produção de cutouts - imagens sem fundo - até colar a cabeça do seu (ou da sua) ex no corpo de um chimpanzé.

Selections, Masks e Layers

Quanto mais utilizar o seu software, mas seleções de tarefas você descobrirá. Em um nível básico, você será capaz de produzir suas fotos ao selecionar áreas retangulares e elípticas. Então, você terá a ferramenta Lasso para eliminar formas irregulares e a Magic Wand para selecionar pixels que são de cores iguais ou similares. Ambos podem ser ajustados e você pode refinar a seleção, pressionando a tecla [Shift], eliminando as irregularidades e clicando nos pixels adicionais. Com os programas de última linha, você pode desenhar um rascunho vetorial, convertê-lo em uma seleção e editar a produção para a tonalidade adequada à suas formas. É bom também para realizar cortes suaves nas extremidades, ou seja, nas linhas.
O Feathering suaviza as linhas das seleções ao selecionar parcialmente alguns pixels. É usado também para produzir vinhetas antigas, ou seja, fotos que perdem os traços. O Feathering é essencial na aplicações de efeitos em uma área selecionada sem provocar um vazio visível entre as áreas filtradas e as não filtradas. É também útil quando você está combinando imagens em uma montagem, pois suaviza as fusões.
Os Masks proporcionam outra maneira de produzir e trabalhar as seleções. Um Mask é uma camada em escala acizentada que protege ou expõe sua imagem. Áreas escuras são protegidas (não selecionadas), áreas cinzas são parcialmente expostas (parcialmente selecionadas) e áreas brancas são expostas (selecionadas). Os Masks podem ser editados, utilizando as ferramentas do programa de pintura, permitindo que você pinte as áreas que você quer favorecer ou utilize o preenchimento gradiente para transições graduais. O programa profissional deixa você armazenar seus masks em canais alfa, assim, eles podem ser utilizados novamente.
O Layers permite que você separe uma imagem em inúmeros elementos. Se você quiser adicionar um texto à sua imagem, por exemplo, colocando-o em uma camada 'acima" da foto significa que os caracteres apareceram na superfície da imagem, mas não danifica as áreas que estão por baixo. É como trabalhar em uma folha de acetato, mas com a diferença que você pode interagir com a imagem. Você pode reduzir a opacidade dos caracteres, ou produzir uma imagem sobreposta mais escura ou mais clara.
O Layers é ótimo na combinação de imagens. Eles também oferecem uma maneira de aplicação seletiva. Por exemplo, para iluminar uma parte da foto, uma opção é duplicá-la em uma segunda camada e, então, pressionar o botão copy. Você pode assim apagar a imagem de superfície onde você deseja exibir a versão iluminada.

Ferramentas de Pintura e Texto

Embora essas séries sejam originalmente projetadas para o trabalho com fotos digitais, vale a pena pensar nas outras funções que você pode realizar com seu programa de edição de imagem. A maioria incluem uma seleção de ferramentas de pintura e elas também são boas para trabalhar com textos como logos. As ferramentas de pintura incluem brushes, spray cans, buckets (para preencher áreas) e erasers. Os mais caros têm brushes que imitam a mídia artística tradicional, com pinceladas que variam em cor, espessura e opacidade. Você pode usar pens (canetas) que pingam e brushes que finalizam a pintura ao final de uma pincelada. Essas ferramentas interagem com o seu papel, então, selecionar uma tela de rascunho proporciona um efeito diferente do que trabalhar com o próprio papel.
É importante recordar que os textos ilustrativos não redimensionam bem e geralmente não podem ser editados. Entretanto, se você planeja seguir em frente, você pode criar logros maravilhosos e títulos com sombreamentos e texturas.
Ao final, você desejará apresentar a sua criação a outras pessoas, o que significa colocá-la em um papel ou na Web. Nós mostraremos como fazer isso no próximo mês.

Funções à mão

O principal editor de imagem
O Photoshop é para os profissionais da área de edição de imagem o que o Windows é para os sistemas operacionais., mas sem as controvérsias e os longos casos nos tribunais. Ele é imensamente poderoso e pode criar imagens fantásticas que mais parecem fotografias. O Photoshop é o programa mais utilizado na área publicitária, principalmente para trabalhos, como, produção de cutouts. As sua funções são essenciais para quase todos os trabalhos envolvendo gráficos.

1.
Menus
Muitas funções podem ser acessadas através de atalhos do teclado, pelas paletas e, também, pelos menus.
2.
Toolbox (Caixa de ferramenta)
Aqui você encontra as ferramentas para selecionar, pintar, retocar, desenhar e todas as demais funções para a edição da imagem. O Jump Buttom, na parte inferior da tela, permite transferir o documento para o utilitário gráfico para Web da Adobe, o ImageReady.
3.
Dialog box (Caixa de diálogos)
Ajustes e efeitos são aplicados através das caixas de diálogo que permitem visualize o resultado. É um preview.
4.
Document (Requerimento)
Você precisa de um monitor com uma resolução de no mínimo 1024 X 768 para utilizar adequadamente o seu Photoshop. Com algo menor do que isso, não haverá espaço para a sua imagem.
5.
Palettes (Paletas)
Há 11 paletas que podem ser exibidas em grupos, minimizadas ou fechadas. A paleta History permite que você visualize um review do resultado e, também, desfazer suas edições.
6.
Status bar (Barra de Status)
Exibe informações de documentos e dicas para a ferramenta utilizada.

 

Ajustes básicos

Realçando para a impressão
Você desejará freqüentemente iluminar e ajustar a nitidez da imagem. O Photoshop proporciona as melhores opções de ferramentas.

1. Essa imagem escaneada teve um resultado mais escuro do que a foto original. No Photoshop, comece utilizando a opção Levels para ajustar as tonalidades. Mova os triângulos branco e cinza para à esquerda para iluminar a foto.

2. Faça os retoques, utilizando a opção Curves. Ao mover a linha para cima, você estará corrigindo uma exposição insuficiente. O ajuste ilumina as sombras e revela mais detalhes, além de realçá-los.

3. Se os seus ajustes alteraram as cores, mova as setas no Color Balance para corrigir a imagem. Rode o filtro Unsharp Mask na imagem para ajustar a nitidez. Agora, você está pronto para a impressão.